miércoles, 7 de agosto de 2013

HISTORIA DO JUDAISMO

A história do judaísmo começa no início do segundo milênio antes da era comum (AEC), na Mesopotâmia. Há, por causa da destruição da cidade caldeia de circunstâncias externas Ur e outros, que foi um grande deslocamento da população. Entre as muitas famílias que migraram do Norte para a Assíria foi um cujo destino levaria à descoberta de que há um só Deus. Esta família, segundo relatos bíblicos, foi liderado por Abraão e Sara. Mais tarde, migrou para a terra de Canaã, e ali desenvolveu idéias monoteístas.
Novas circunstâncias levaram muitos semitas ocidentais no Egito, com a conclusão de alguns membros da família patriarcal. Aqui, a experiência da escravidão e redenção definido o povo judeu e sua fé no futuro. Deixar o Egito por volta de 1250 a.e.c. sobre meio a eventos cataclísmicos (Êxodo), os filhos de Israel no Sinai experimentou um despertar religioso e nacional que descreveu como a Revelação Divina. Sob a orientação de seu professor Moisés chegou a aceitar o que eles consideravam a lei de Deus. A Torá se tornaria o principal guia toda a história judaica subseqüente.

A partir dessas experiências no Sinai, junto com a percepção judaica da Revelação de Deus, a Torá veio. A Torá, conhecidos como os Cinco Livros de Moisés, ou Pentateuco é, segundo a tradição judaica, o resultado da revelação divina direta a Moisés e, através dele, a todo o povo judeu e para o mundo. Estudos mais recentes têm questionado a validade desta afirmação, com base em sua própria análise literária da Torá. Sua teoria é que a Torah foi escrito ou editado de vários documentos, cada um sendo o produto de grupos ou autores diferentes, em momentos diferentes. De qualquer forma nos tempos modernos, esses temas não são afetados de alguma forma o desenvolvimento do judaísmo. Para os rabinos do Talmud e aos seus sucessores, na Idade Média e crença moderna na santidade e na revelação da Torá fosse um axioma.

No início do século XII (BCE), Israel ocupou a terra de Canaã, que lentamente conquistado. Lá conheceram alguns membros de seu clã, que nunca haviam deixado a terra, e juntos eles começaram a forjar uma nova sociedade. A base dessa sociedade eram as tradições que os israelitas receberam no Sinai, mas na verdade a realidade era muito diferente. Em todos os lugares sentiram a influência dos cananeus, e os anos se passaram antes que a liberação dos israelitas poderiam influenciar seu povo. (Rei Salomão, que reinou entre 970 e 930 aC) tinha construído o Templo de Jerusalém. Os reis que o sucederam tornou ilegal a adoração nos santuários de todo o país e de culto centralizado no Templo.

O reino de Salomão, na sua morte foi dividida em dois pequenos estados sul da Judéia e Israel, no norte. O último foi elaborado com muito mais força pelas influências pagãs circunvizinhas. O norte foi destruído pela Assíria em 722 (BCE) e do sul, juntamente com o Templo de Jerusalém pelos babilônios em 586 (aC).

Estes eventos foram de suma importância na história do judaísmo. Por um lado, o templo teve de ser substituída, mesmo um temporária. Há evidências de que havia desenvolvido um novo tipo de culto no exílio, sem sacrifícios no Templo. Além disso, pela primeira vez, teve uma grande porcentagem da população judaica da terra de Israel. O judaísmo da diáspora nasceu e passou a ser uma religião mundial.

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